O cuidado paliativo vem sendo implementado cada vez mais para cuidar de pacientes com Alzheimer, essa doença crônica que tem como sintomas a perda da capacidade cognitiva. O cuidado paliativo é composto por um conjunto de serviços necessários para reduzir o sofrimento do paciente e de seus familiares, melhorando a qualidade de vida desses acometidos pela doença.
O que é o cuidado paliativo para pacientes com Alzheimer?
O cuidado paliativo consiste em um conjunto de ações em saúde, que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais e crônicas. Direcionado ao tratamento da qualidade de vida e não da cura da enfermidade, o objetivo é diminuir sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Como é o cuidado paliativo para pacientes com Alzheimer?
O cuidado paliativo tem como diferencial o acompanhamento interdisciplinar, possibilitando a abordagem multifacetada da doença e dos sintomas próprios ao Alzheimer, além das complicações associadas ao processo.
O tratamento é individualizado, com a participação ativa da família e dos profissionais, que estabelecem um diálogo constante para buscar o alívio dos sintomas do paciente. Destaca-se também a importância da educação, da prevenção e do cuidado com a saúde do paciente, a partir de um processo de apoio e orientação.
Vantagens do Cuidado Paliativo em Pacientes com Alzheimer
- Melhora na qualidade de vida do paciente;
- Gerenciamento efetivo dos sintomas;
- Diminuição dos custos com a saúde;
- Incentivo à prevenção;
- Atenção integral ao paciente;
- Integração entre paciente, família e profissionais;
- Estímulo à assistência ao paciente e seus familiares;
O cuidado paliativo em pacientes com Alzheimer representa o melhor caminho para que esses possam enfrentar a doença com o máximo de conforto e bem-estar possível. A Amor e Cuidado é uma empresa especializada no mercado de artíficios plásticos, que oferece diversas soluções para cuidar dos pacientes com Alzheimer. Se informe e descubra como nós podemos te ajudar!